sexta-feira, 22 de abril de 2011

Camarão na moranga - que marravilha!

Delícia, delícia, delícia!
Há tempos queria fazer este camarão, aproveitei a sexta-feira santa para presentear meu maridinho com essa iguaria.
Vamos ao preparo.

Usei uma moranga cabotiá média, cerca de 2Kg, lavei bem a casca, corte uma tampa na parte superior e retirei as sementes e a parte fibrosa de dentro. Recoloquei a tampinha e levei ao microondas para cozinhar. Ao total foram 18 minutos, com duas paradas para verificar o ponto. Dependendo do microondas o tempo pode variar. Ah, esqueci do alho, deveria ter esfregado um dente de alho na parte interna da moranga, fez falta. Depois de pronta, reservei.

Preparei um molho bechamel, derreti 40 gramas de manteiga e acrescentei 40 gramas de farinha de trigo, cozinhei um pouco, o tempo de cozimento determinará a cor final do molho, quanto mais cozida a farinha, mas escuro o bechamel. Fui colocando então, 200 mL de leite aos poucos e mexendo sem parar para não criar grumos. Usei metade da quantidade normal de leite, pois queria um molho muito duro. Depois do leite adicionei uma caixinha de creme de leite, ao poucos, mexendo sempre, pois a mistura está ainda bem firme. Por fim, juntei um potinho de requeijão, sal e noz moscada. Reservei.

Fiz então o molho vermelho. Piquei uma cebola média, bem miúda, dourei em pouco óleo e depois coloquei uma colher de sopa de aceto balsâmico, deixei cozinhar mais um pouco, então coloquei uma lata de tomates italianos (com o molho junto), antes dei uma picada neles, grosseiramente, apenas para que desmanchassem bem no cozimento. Acertei o sal e adicionai pimenta, deixei cozinhar até encorpar.

Juntei os dois molhos, misturando aos poucos, para desmanchar bem o bechamel encrementado, então coloquei meio quilo de camarões médios, limpos, deixei cozinhar por dois minutos e coloquei esta maravilha cremosa dentro da moranga. Não coube tudo, então é só rechear a moranga na segunda rodada.

Isso, um arroz simples, salada variada e um champagne brut foram nosso almoço. Ainda bem que somos dois e este prato serve quatro, sobrou para amanhã...

Nenhum comentário: